A Minhocom EIM é a empresa criada no âmbito do projeto da Rede Comunitária do Vale do Minho, num modelo de parceria público-privada entre os municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira), a dst e a Cellcraft.

Com a designação social MINHOCOM, GESTÃO DE INFRAESTRUTURAS E TELECOMUNICAÇÕES EIM, a empresa tem sede na Avenida Miguel Dantas nº 69, 4930-678 Valença e está registada na Conservatória de Registo Comercial de Viana do Castelo com o número de pessoa coletiva 508 515 548.

A Minhocom é uma empresa intermunicipal (E.I.M.) detida em 51% por uma associação de Municípios abrangendo cinco concelhos do Alto Minho e o restante capital subscrito, quase na íntegra, pelo grupo dst, em particular através da sua subsidiária destinada ao setor das telecomunicações: dstelecom s.a.

O conceito que a Minhocom adotou é o de um “operador de operadores”, disponibilizando oferta grossista aos operadores de comunicações eletrónicas devidamente registados para operar em Portugal.

Simultaneamente, e no âmbito do concurso público que deu origem à constituição da Minhocom, estava contemplada a celebração de acordo diferenciado com os promotores (municípios e outras entidades com papel relevante na região) deste projeto cofinanciado; acordo este que consistia na constituição de uma rede privada, a qual designamos por Rede Privada Minhocom, sobre a qual são disponibilizados serviços a um grupo restrito de entidades.

Desta forma, a Minhocom não presta serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público em geral.